Saltar para o conteúdo

Perfis

Foto de Paul Greengrass

Paul Greengrass

Idade
65 anos
Nascimento
13/08/1955
País de nascimento
Reino Unido
Local de nascimento
Cheam, Surrey, Inglaterra

Talentoso diretor de filmes políticos, Greengrass já coleciona muitos prêmios na carreira.

O britânico Paul Greengrass começou a se interessar por cinema ao realizar, ainda no colégio, curtas-metragens de animação. Com o passar dos anos, Greengrass resolveu continuar no ramo e, logo após ter se formado na Universidade de Cambridge, foi estudar na Granada Television School. 

Ocupou-se, no início da carreira, com a série de documentários World in Action. Foi nessa época que se interessou pelos conflitos que ocorriam na Irlanda do Norte (seu primeiro filme de sucesso, Domingo Sangrento, foi sobre o tema). No ano de 1989, o diretor realizou seu primeiro longa ficcional, Resurrected, que foi premiado no Festival de Berlim. Continuou, em seguida, fazendo uma série de filmes para a tevê, abordando temas sociais e políticos. Alguns exemplos são Open Fire, que narrava a história de um policial acusado de assassinato, e The One That Got Away, que mostrava uma operação militar durante a guerra do golfo.

Já em 2002, o diretor lançou Domingo Sangrento, filme de grande sucesso mundial, vencedor do prêmio máximo no Festival de Berlim. Dois anos mais tarde, dirigiu A Supremacia Bourne, longa estrelado por Matt Damon. 

Recentemente, em 2006, lançou Vôo United 93, sobre o único avião a não atingir o seu objetivo nos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. A produção foi, de maneira geral, muito bem recebida pela crítica mundial. Entre os prêmios que o filme vem colecionando estão as escolhas de diversas associações de críticos, que o elegeram como melhor filme do ano. Recebeu ainda quatro indicações ao BAFTA – o Oscar britânico – e duas indicações ao Oscar, melhor diretor e melhor edição. 

O último longa-metragem assinado por Greengrass foi O Ultimato Bourne, filme que encerra a trilogia sobre o agente Jason Bourne. Estreou nos cinemas nacionais em agosto de 2007, e foi muito elogiado. A direção de Greengrass, ele optou por filmar com a câmera trêmula, é brilhante. O resultado foi um ótimo filme. O Ultimato Bourne é uma produção que não parece ter força suficiente para levar o diretor a ser, novamente, indicado ao Oscar, mas seu trabalho é digno. 

Paul Greengrass já tem programado mais dois filmes: They Marched Into Sunlight, sobre a guerra do Vietnã, e a recém-anunciada adaptação para as telas do livro Imperial Life in the Emerald City: Inside Iraq's Green Zone, sobre a tentativa norte-americana de montar um governo provisório no Iraque. 

Desde o início da carreira, quando filmou Domingo Sangrento e a série de filmes para a tevê, o diretor já mostrava o apreço por filmar assuntos políticos. Após o filme sobre o conflito na Irlanda do Norte, mudou o enfoque para a política de guerra dos Estados Unidos. O primeiro exemplar fora o recente Vôo United 93. Nos próximos anos virão filmes sobre o Vietnã e o Iraque, se não forem tão bons, restará o consolo de que ao menos o diretor está interessado em fazer cinema de verdade.

Filmografia

Título Prêmios Ano Notas
Cinco que Voltaram
Ele mesmo
2017
Título Prêmios Ano Notas
2002
7,4
2004
6,6
7,5
Oscar (indicação) 2006
7,3
7,4
2007
7,4
8,0
2010
6,8
Globo de Ouro (indicação) 2013
7,3
7,6
1998
2016
6,6
2018
6,8
2020
Título Prêmios Ano Notas
Domingo Sangrento
Roteirista
2002
7,4
Vôo United 93
Roteirista
Oscar (indicação) 2006
7,3
7,4
Jason Bourne
escrito por
2016
6,6
22 de Julho
Roteirista
2018
6,8
2020