Três horas de filme em um ritmo frenético aonde o ritmo não cai em nenhum momento.
Como o filme consegue isso?
A resposta é simples. Um mestre da direção está por trás disso. E, vale lembrar também o sempre ótimo trabalho da editora Thelma Schoonmaker (colaboradora de longa data de Scorsese) que já coleciona três estatuetas do Oscar em casa.
O ritmo do filme mantém a mesma linha adotada por Scorsese em "Goodfellas". Cortes rápidos, imagem congelada, narração em off. Além, é claro, da sempre ótima trilha sonora escolhida pelo diretor. Impossível também esquecer a atuação de DiCaprio no papel do depravado Jordan Belfort. Escolha perfeita. Entre os coadjuvantes destaca-se Jonah Hill, apesar de eu não achar a atuação dele assim tão boa para ser indicada ao Oscar. No mais o elenco mantém o bom nível.
Outro destaque interessante é o roteiro, assinado por Terence Winter. Que não deixa os personagens falarem do enredo de suas vidas, ou se em algum momento falam, é feito com naturalidade. Evita também esclarecer coisas demais (pecado capital de todo roteirista).
Na direção, Scorsese mostra por que tem o status de lenda. Utilizando-se dos mais variados recursos da linguagem cinematográfica ( a montagem com fotos, as imagens panorâmicas sempre reservadas para o momento certo, a "quebra" do ritmo emocional do diálogo pelo ângulo da câmera, o não desperdício do slow-motion, movimentos de câmera que vão e vem etc. etc. etc. ) acaba dando uma aula de cinema. O interessante é a ausência de imagens religiosas durante o filme, coisa que Scorsese sempre usou. Aqui, me parece, ele optou pelo uso do símbolo do barco. Aquela maquete que aparece atrás de DiCaprio em vários momentos do filme. A primeira vez (se eu não estiver errado) é no apartamento, após a entrevista para a Forbes, mas ali está apenas a estrutura do barco. Ainda em construção, assim como a carreira de Jordan. Depois seguem-se mais algumas vezes: o barco completo, o iate (real), um veleiro e outro barco.
Enfim, podemos nos aprofundar mais no estudo imagético, mas pode acabar ficando cansativo para alguns. Então deixa pra lá, antes que você feche a janela do comentário.
No mais o filme tem doses de humor e cenas de sexo que valem aquela velha recomendação de vídeo locadora: NÃO assista com a família.
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