Saltar para o conteúdo

Notícias

Stanley Donen falece aos 94 anos


Perdemos neste sábado Stanley Donen, um dos grandes nomes remanescentes da era de ouro de Hollywood. A informação foi divulgada pelo The Chicago Tribune após confirmação de um de seus filhos. Ele tinha 94 anos.

Filho de um casal judeu nascido em 13 de abril de 1924 em Columbia, na Carolina do Sul, Donen começou como dançarino da Broadway, o que o levaria a trabalhar como dançarino, coreógrafo e por fim cineasta na MGM, estreando na direção com Um Dia em Nova York, onde dirigiu Gene Kelly pela primeira vez, com músicas de Leonard Bernstein. Ambos foram companheiros de palco na Broadway. 

A partir daí, Donen se tornaria diretor de alguns dos filmes mais estilizados em sua época. Já em seu quarto filme, a parceria com Kelly daria origem a Cantando na Chuva, que à época foi um sucesso modesto mas com o tempo acabaria tornando-se filme-sinônimo dos musicais, com a canção-título sendo talvez a mais famosa do cinema. Na mesma década, também dirigiu outros sucessos musicais como Sete Noivas Para Sete Irmãos e Cinderela em Paris.

Já na década de 60, após romper com a MGM e tornar-se um diretor e produtor independente alcançou uma espécie de segundo auge com o suspense cômico Charada e o drama Um Caminho Para Dois, além da comédia fantástica O Diabo é Meu Sócio, refilmado em 2000 como Endiabrado.

Seu último filme para o cinema tem um gostinho especial para nós, brasileiros: Feitiço do Rio mostrava estrelas Michael Caine (Um Golpe à Italiana) e Demi Moore (Ghost: Do Outro Lado da Vida) em desventuras pelo Rio de Janeiro em ritmo de comédia romântica. Após isso, dirigiria apenas trabalhos para televisão e peças de teatro.

Gene Kelly (Sinfonia de Paris) e Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo) foram os atores que mais trabalharam com Donen, que recebeu em 1988 um Prêmio Honorário no Oscar e em 2004 um Leão de Ouro pela Carreira no Festival de Veneza. 

Casado cinco vezes e tendo perdido um filho, o supervisor de efeitos visuais Peter Donen, vítima de um ataque cardíaco aos 50 anos em 2003, ele é sobrevivido pelos dois filhos Philip e Josh Donen (o segundo um dos produtores da série House of Cards) e a viúva Elaine May, comediante, roteirista, atriz e diretora famosa pela dupla cômica Nichols e May com o diretor Mike Nichols (A Primeira Noite de Um Homem) indicada pelos roteiros de O Céu Pode Esperar e Segredos do Poder, com quem Donen estava junto de 1999.

Qual seu filme preferido de Donen? Confira abaixo nossos textos sobre os filmes do diretor!


Comentários (1)

Walter Prado | sábado, 23 de Fevereiro de 2019 - 15:42

Poxa, O Pequeno Príncipe dele é lindo.

Faça login para comentar.