Assisti o filme recentemente. Sem refletir muito ainda, por ora considero um filme mais fraco comparado a outros de Reichenbach. Mas ainda é um Reichenbach. Então, no geral, vale a pena sim.
Apesar da linha central pender mais para o lado da discussão do racismo no Brasil e da intempestividade do neofacismo e neonazismo hoje (intempestividade essa retratada, de propósito e não acidentalmente, com muito sarcasmo e de forma caricata), o mundão de abordagens de temas colaterais que Reichenbach consegue trazer em seus filmes é digno de nota. E em "Garotas do ABC" não foi diferente. O enredo forma uma malha, assim como o produto das máquinas do setor têxtil apresentadas no filme, máquinas essas que, a meu ver, chegam mesmo a ter papel de personagens e não simples menção dentro do enredo.
Falando nas ditas, uma nota: as tomadas que mostram a fábrica me lembraram as tomadas da fábrica, também têxtil, do filme "Norma Rae", do sem dúvidas antológico diretor de fotografia Joh A. Alonzo. Quem já viu "Norma Rae" sabe o quão sensacional é a fotografia do filme, impossível de se esquecer mesmo passados anos.
Reichenbach é um dos maiores cineastas brasileiros, sem dúvida alguma. Das obras que conheço, percebo um cinema sem concessões, desde o início da carreira o diretor se impondo o desafio de envolver o cinema experimental e o cinema mais popular, humor negro e sarcasmo nas medidas certas, profundidade mesmo dentro do hilário. Nada é pura diversão, mas funciona como tal e tem papel ambivalente (não confundir com ambiguidade). Nada é puro drama, mas funciona como tal e tem papel ambivalente. E por aí vai, poderia dizer o mesmo de todas, ou quase todas, outras facetas do filme. A personagem da velha bêbada, por exemplo, puras diversão, crítica e reflexão unidas em simbiose impecável.
Talvez com o tempo eu consolide meu sentimento de agora de que as cenas com a citada personagem são a obra-prima do filme.
Não recomendo para quem quer se iniciar em Reichenbach. "Falsa Loura", por exemplo, é uma pedida melhor para isso. Mas quem já conferiu filmes do Carlão, não percam!
P.S.: Olá equipe editorial! Li as regras de postagem. Postei o mesmo comentário no portal MakingOff (MKO), mas é de minha autoria, não é cópia. Se preciso for para o comentário ser autorizado, deleto-o no MKO, pois dou preferência ao Cineplayers. Obrigado desde já.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário