Saltar para o conteúdo
8,0
Cineplayers
1 voto
7,5
Usuários
20 votos
?
Sua nota
Direção
Jerzy Kawalerowicz
Roteiro:
Jaroslaw Iwaszkiewicz (história), Jerzy Kawalerowicz (roteiro), Tadeusz Konwicki (roteiro)
Gênero:
Drama, Terror
Origem:
Polônia
Duração:
110 minutos
Prêmios:
14° Festival de Cannes - 1961

Filmes Relacionados

Passado no século XVII, o filme conta a história de um convento com freiras possuídas pelo demônio. Um dos primeiros filmes a tocar no tema do exorcismo, é um clássico do cinema europeu, ganhador do Prêmio de Júri no Festival de Cannes de 1961.

Elenco

Lucyna Winnicka
Madre Joana dos Anjos
Mieczyslaw Voit
Padre Jozef Suryn
Anna Ciepielewska
Irmã Malgorzata
Maria Chwalibóg
Menina na Pousada
Kazimierz Fabisiak
Padre Brym
Stanislaw Jasiukiewicz
Escudeiro

Lupas

Faça login para dar uma nota e uma lupa.

  • Vale a pena conhecer esse primeiro clássico sobre exorcismo (bem como a outra versão do mesmo caso, dirigida por Ken Russell em 71), um horror psicológico numa linha bergmaniana que discute repressões, conflitos individuais, questionamentos de fé, etc.

  • Jerzy Kawalerowicz faz uma curiosa mistura de Bergman com Dreyer para falar sobre o desejo reprimido, tormento da carne e o silêncio de Deus (ou a mão do diabo). É uma opressão torturante - em especial nas mulheres, vítimas maiores da histeria religiosa.

  • Em relação ao filme do Ken Russell esse é mais bergmaniano e tem grande esmero nos enquadramentos, além disso a questão feminista da história está muito forte aqui.

  • É melhor ser atormentado pelos "demônios" do que continuar preso aos dogmas católicos (e religiosos em geral), triste e verdadeira constatação nesse filme sobre fuga de si mesmo e metáforas políticas.

  • E homens com pouca experiência do mundo tendem a sofrer um pouco nas mãos do diabo. No caso da madre, há não menos do que oito demônios a ocupar seu corpo.A luta será difícil. Por um lado, trata-se de saber como agem os demônios. Por outro, o que são eles

  • 05/06/14

Comentários (0)

Faça login para comentar.