
- Direção
- Anthony Mann
- Roteiro:
- Sam Rolfe, Harold Jack Bloom
- Gênero:
- Faroeste
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 91 minutos
- Prêmios:
- 26° Oscar - 1954
Lupas (10)
-
O homem atormentado por si mesmo. O ressentimento do canalha. O sonho do fracassado. A paisagem inebriante. Anthony Mann joga seus personagens em um redemoinho de emoções conflitantes, desejos escondidos, cobiça mundana e interesses escusos. Uma mistura explosiva que pode significar a derrocada de cada um deles. Frase que resume tudo: "Ele não é um homem, é um saco de dinheiro."
-
A parceria com Mann permitia a Stewart exercitar um lado mais ambíguo de sua atuação, com papéis que iam além dos perfis virtuosos que tanto o marcaram. Aqui está um exemplo de como ele também funcionava nessa estilo de personagem, numa dobradinha ótima com Leigh, anos antes de ela se tornar icônica pela cena do chuveiro.
-
Road Movie com um climão de desconfiança.
-
03/08/14
-
Uns querem dinheiro, outros a sobrevivência, ninguém confia em ninguém, a traição está por perto, surgem paixões, uma pitada de loucura, o passado vem à tona... e tudo vai ficando mais complexo e perigoso.
-
Mesmo com seus defeitos, vale pela densidade psicológica e, pelo contraste entre as belas paisagens durante a primavera e o caos entre os personagens.
-
Encontro de personagens perdidos em bela dinâmica de grupo: o que é de um (seja encrenca seja uma bolada) vira de todos, e atitudes egoístas findam tragicamente. E é dos mais refinados trabalhos de câmera de Mann, também.
-
"Alto e baixos" deveria ser o título. Contém um James Stewart preciso, em um papel desafiador.
-
O roteiro, apesar das situações improváveis (p. ex., a falta de inteligência dos "caçadores", deixando o bandido sempre à vontade), não é de todo ruim. No entanto, o diretor não conseguiu dar à filmagem a tensão que a trama exigia. E o final é fraco.
-
Um jogo psicologico de ambição e obssessão. O que fazer quando o dinheiro está em jogo ? Qual moral seguir ? Seguir alguma ?