Demora a engatar mas alguns dos diálogos e a presença de Maistroianni engrandecem o trabalho. Bom filme que talvez não tenha apenas me conquistado completamente.
Não é fácil adaptar Albert Camus, mas é possível dizer que Luchino Visconti se sai razoavelmente bem. O diretor consegue passar a sensação do absurdo que governa a existência humana - ponto central na obra original. A cena final é de uma força extasiante.
A primeira metade é um tanto truncada. Mas quando a ação central ocorre, Visconti dá um ritmo de sequências sensacionais em que descasca a apatia e o vazio existencial de seu protagonista.
Os monólogos interiores de Mastroianni embelezam uma narrativa humilde,onde cabia um desenvolvimento mais atraente que só é ganha altos níveis quando vira um ótimo filme de tribunal - eu também daria esse veredito.
O lado literário é forte.Lindão é.
Incômodo, angustiante, deslocado. Visconti brilhantemente explora o estado emocional de seu protagonista (Mastroianni excelente como sempre) através de seu perfeccionismo estético. Lindo.