Saltar para o conteúdo
8,5
Cineplayers
13 votos
8,6
Usuários
696 votos
?
Sua nota
Direção
Roman Polanski
Roteiro:
Robert Towne (escrito por), Roman Polanski (roteiro, não creditado)
Gênero:
Policial
Origem:
Estados Unidos
Duração:
131 minutos
Prêmios:
47° Oscar - 1975, 32° Globo de Ouro - 1975

J.J. Gittes (Jack Nicholson) é um detetive particular contratado por uma mulher para saber se seu marido, o importante engenheiro chefe do Departamento de Águas e Energias do local, tem um caso. Gittes faz o seu serviço, mas quando a real Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece em seu escritório, ele descobre que havia sido enganado por uma farsante. Tudo piora para Gittes quando o marido de Evelyn aparece morto no reservatório e Noah Cross (John Huston), pai dela, um dos homens mais poderosos do local, parece ter interesses bastante gananciosos no negócio em questão.

Elenco

Jack Nicholson
J.J. 'Jake' Gittes
John Hillerman
Russ Yelburton
Faye Dunaway
Evelyn Cross Mulwray
John Huston
Noah Cross
Perry Lopez
Tenente Lou Escobar
Darrell Zwerling
Hollis I. Mulwray
Diane Ladd
Ida Sessions
Roman Polanski
Homem com a faca
Burt Young
Curly
James Hong
Mordomo de Evelyn
Richard Bakalyan
Loach
Roy Jenson
Mulvihill
Joe Mantell
Lawrence Walsh
Rance Howard
Fazendeiro irritado
Lee de Broux
Policial
Cecil Elliott
Emma Dill
Bruce Glover
Duffy
Roy Roberts
Prefeito Bagby

Lupas

Faça login para dar uma nota e uma lupa.

  • Uma maravilhosa combinação de um roteiro envolvente, direção inspiradíssima, atuações grandiosas, parte técnica invejável e um final belíssimo.

  • Uma grande história de detetive, obra-prima do cinema noir. A forma que Polanski trabalha com a trilha sonora é sensacional.

  • Um roteiro perfeito conduzido de forma impecável.

  • Um roteiro brilhante, privilegiado de uma direção não menos do que isso, fazem de Chinatown uma tramoia sem precedentes quando estamos falando do cinema noir. O sentimento de incapacidade e similares nunca foram tão íntimos até então.

  • Um clássico do gênero noir, com ótimas atuações de um elenco repleto de bons atores e com os costumeiros truques de direção de Polanski. Aquém das minhas expectativas, mas visivelmente, um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

  • Tenta ser profundo e inteligente, mas no primeiro deslize já notamos a podridão e a mediocridade do filme.

  • Técnica: 10 Lógica artística: 10 Lógica científica: 9.0 Nota: 9.66

  • Sem dúvida nenhuma, as atuações, principalmente de Nicholson, Houston e sobretudo Faye Dunaway são a principal qualidade do filme. O roteiro ganhou o Oscar, mas achei confuso demais, sendo que a questão política só ajuda a torná-lo ainda mais intrincado.

  • Poucos filmes conseguem intrigar o telespectador com tanta eficiencia, não vejo um roteiro tão perfeitamente complexo desde 2001: uma odisséia no espaço.

  • Polanski, garboso maestro, rege um filme lotado de elementos instigantes, que vão de corrupção ("HE OWNS THE POLICE!") a incesto, e que termina num dos finais mais devastadores que o cinema já viu. "Forget it Jake, it's Chinatown".

Comentários (0)

Faça login para comentar.